IDEIAS DO CORAÇÃO

“Quando falamos de Barcelos, naturalmente o tema artesanato surge lembrando um território de homens e mulheres simples que a partir das suas mãos e imaginação criaram peças de grande valor cultural que marcaram o quotidiano de cada tempo e que hoje são marcas de identidade deste concelho – Capital do Artesanato.

E assim nasceu uma produção, fruto da capacidade única dos seus barristas de recriar o real, criando um imaginário – o Galo, o embaixador do concelho e revelador de uma identidade histórica e o mais conhecido símbolo de Portugal.”

Câmara Municipal de Barcelos

Mãos que criam com Alma e Coração

Quando pensamos, falamos e escrevemos sobre o amor, usamos o símbolo do CORAÇÃO vermelho. Ele é o símbolo clássico e universal do AMOR. Um simples gesto de oferecer um coração pode representar amizade, carinho, ternura, gratidão, admiração e paixão.

No caso de Ideias do Coração, que surge como um complemento ao projeto PORTUGAL – Alma e Coração, ao criar peças que têm como motivo ou estampado principal o Coração, procuro exprimir a sensibilidade feminina, a criatividade e a importância dos sentimentos.

Aplicado com imaginação e originalidade, ele é desvendado em peças artesanais utilitárias e decorativas que podem enfeitar o lar ou revelar-se como o presente especial para amigos e familiares.

Pretende-se que sejam artigos originais, populares e modernos que reinventam o artesanato tradicional português, com elementos decorativos que pretendem transmitir valores, despertar memórias e revelar aspetos muito particulares da nossa Cultura Portuguesa.

Um presente artesanal é algo que possui um significado muito maior e também muito especial. Quem compra produtos artesanais tem a satisfação de apoiar diretamente o trabalho de um artista ou artesão. Já quem recebe, ganha uma peça única, feita com carinho e dedicação que podem ser vistos e sentidos no próprio produto.

A arte e a criatividade é expressa pelas mãos de quem transforma e produz peças com história.

O ARTESÃO faz com as mãos a sua POESIA
Ideias Românticas e Florais
Uma ideia romântica, feliz e bonita

Um simples gesto de oferecer um coração ou uma peça com motivos florais pode representar a beleza da vida.

Elas podem ser pequenas, grandes, coloridas, delicadas, perfumadas… o que importa é que vai transmitir a ideia de afeto e amor de uma forma prazeirosa, bonita, original e única. A visão romântica, com aplicações florais acrescentam mais beleza às peças artesanais. Ideal para oferecer em datas comemorativas, como o Dia da Mãe, o Dia do Pai, o Dia dos Namorados, nas datas festivas como o Natal e a Páscoa, a verdade é que qualquer dia é propício para exprimir os seus sentimentos por aqueles que mais admira e estima.

Ideias com Poesia
Uma ideia com poesia portuguesa

Criar peças originais com quadras, poesias, reflexões e pensamentos dos vultos da literatura portuguesa é uma ideia que conquista o coração dos clientes nacionais e dos turistas que nos visitam.

Na confeção destas peças decorativas e aromáticas são utilizadas aplicações e elementos, com o atrativo de revelar aspetos muito particulares da nossa Cultura Portuguesa.

O difícil mesmo é escolher o texto que mais se adequa ao que pretende e o escritor que nos conquista o coração.

Ideias Bordadas
Uma ideia com tradição e modernidade

Ideias Bordadas incidem na importância de dar a conhecer uma tradição cultural bem portuguesa que conquista qualquer coração.

Os utilitários panos da loiça que vemos hoje, tantas vezes repetidos nas lojas de souvenirs de norte a sul do país, pouco tem a ver com os vistosos e atraentes “lenços dos namorados” de Vila Verde.

E porque há sempre alguém a desafiar a nossa imaginação, porque não “trocar” o pano da loiça por uma almofadinha decorativa, para recordar, com uma mensagem para familiares, amigos ou até mesmo lembrar que Portugal tem símbolos que devem figurar na nossa memória. Estas peças transmitem uma ingenuidade enternecedora, talvez pelo seu carácter tão popular e ingénuo, não deixando nunca de ser adoráveis!

Ideias com Arte e Sabores
Uma história contada com o paladar

Certos lugares, como certos produtos, conseguem contar histórias sobre uma determinada região e comunidade, sobre as suas gentes e vivências e sobre a sua identidade comum.

Assim, a proposta Arte e Sabores tem como objetivo divulgar e valorizar os sabores e aromas típicos e autênticos de diversas zonas do país, atraindo clientes, visitantes e promover o turismo.

Caso procure um artigo diferente e com um toque pessoal, tem a possibilidade de encomendar os clássicos cestos de verga, com decoração artesanal ao seu gosto, para que possa desfrutar dos bons sabores tradicionais e bem portugueses, como seja o azeite, os vinhos, os enchidos, os queijos, as compotas e doces que despertam o paladar e o desejo de uma peça guardar.

A tradição e o saber-fazer são o resultado de um amor à gastronomia e aos produtos portugueses.

Manter viva a tradição não é tarefa fácil e requer muito esforço colectivo. Como tal, entendo que a transmissão das nossas ideias e dos nossos produtos deve conter a nossa paixão, a nossa emoção e a identidade da alma lusitana.

Recordações de Sintra
Ideias com encanto e requinte

Sintra é, justamente, um dos lugares de eleição do meu coração. Foi pela paixão e admiração que nutro por esta vila que criei a temática Recordações de Sintra que tem como principal objetivo colocar ao alcance de todos, sejam residentes no país ou turistas, peças que “honrem” o seu vasto e rico património histórico, artístico e cultural.

Aliando elementos e aplicações que nos remetem para as suas relíquias históricas e ambientes palacianos, nascem peças sugestivas que poderão despertar o interesse de quem pretende adquirir uma Recordação de Sintra.

Pretende-se que sejam presentes originais, com encanto e requinte que transmitam valores e memórias da cultura portuguesa.

Artes Decorativas
Uma ideia que surpreende

Com a variante das Artes Decorativas é possível criar uma variedade infindável de peças, onde a imaginação, a criatividade e a originalidade é colocada à prova.

Para além da criação de peças destinadas a decorar e embelezar um espaço do lar, do escritório ou o quarto das crianças, a função utilitária é importante porque pode recorrer a uma simples caixa de madeira para guardar a sua bijuteria, uma caixa para chá, um atraente tabuleiro e tudo o mais que a nossa imaginação ditar.

A possibilidade de conjugar aquela tendência mais popular e artesanal, com um toque contemporâneo é um desafio fascinante e cujo resultado final surpreende sempre. Acredite!

Ofereça e guarde peças que abraçam Ideias do Coração!