PORTUGAL

Povo .  Património . Paisagem

“Há milhares de anos, o território que atualmente é Portugal já era habitado e as suas fronteiras enquanto país foram definidas há oito séculos. Esta longa História reflete-se num Património e numa Cultura singular que resulta do encontro de muitos povos que por aqui se estabeleceram, definindo o carácter e a personalidade de um povo, a alma de um país.

Visitar Portugal é conhecer o autêntico rosto dum país inesgotável. É descobrir um território ímpar, viver novas experiências e compreender melhor a nossa História. É deixar-se envolver pelo esplendor das paisagens, apreciar os saberes e os sabores, conhecer as tradições e a simpatia das suas gentes. É mergulhar numa viagem com cinco sentidos…”

Vera Mendes

Vídeo Créditos – Município de Valdevez / Produção “Sombra Chinesa” (2019)

Roteiros Temáticos

Viajar por Portugal, escolher uma região, um itinerário ou um tema específico que permita descobrir um país único e diferente, privilegiando o contacto com a história, o património, a paisagem e as populações, com a oferta gastronómica, o artesanato regional e as tradições é o convite que PORTUGAL – Alma e Coração apresenta com a proposta de Roteiros Temáticos.

Escolha uma região ou um tema do seu interesse e parta à descoberta connosco. Acreditamos e nos sentimos inspirados por um desejo genuíno de proporcionar um turismo diferente e mais autêntico que permita aliar os seus desejos à nossa experiência, sentido a calorosa hospitalidade portuguesa e possibilitando a fruição de um país mais profundo e autêntico.

Seja uma viagem, umas férias ou um fim-de-semana queremos ajudar a criar uma experiência à sua medida, proporcionando aventuras inesquecíveis, momentos prazeirosos e memórias felizes e voltar para casa com o desejo de regressar em breve.

E se tem Alma e Coração de viajante e quer partilhar os seus testemunhos, envie-nos as suas histórias, as suas fotografias e passe também a fazer parte deste espaço que celebra a riqueza e a beleza da História e do Património Português.

Seja Bem-Vindo e… Boa Viagem!
Património Palaciano
Património Palaciano

Autênticos tesouros, dignos e belos, os Palácios, Quintas e Solares são espaços únicos e edifícios que preservam vivências, despertam memórias, transmitem valores e interagem com a contemporaneidade. Principais lugares de pedagogia, animação e atracão turística de Portugal, o Património Palaciano guarda o aroma do tempo e do nosso passado coletivo, constituindo uma permanente lição de História, Arte e Cultura.

Património Religioso-min
Património Religioso

Com séculos de história e construídos em locais impressionantes do nosso país, são inúmeros os monumentos de cariz religioso que conquistam a alma e o coração dos visitantes. Património valioso, composto por Igrejas, Capelas, Santuários, acrescentam beleza aos roteiros turísticos e qualquer caminho conduz ao objetivo que justificou a realização destas obras de arte – servir o culto dos fiéis.
Umas mais pequenas, outras maiores; umas mais sumptuosas, outras mais humildes todas as Igrejas têm algo em comum: enchem de luz os olhos de qualquer um, seja crente ou não!

Património Fortificado-min
Património Fortificado

Entre as relíquias do nossos passado histórico, que ajudaram ao longo dos séculos a robustecer a Nacionalidade, são decerto os Castelos que despertam o nosso imaginário e a nossa contemplação.

Enaltecidos pela população local e muito apreciados pelos turistas, os castelos e as construções de cariz militar permitem viajar no tempo e desvendar as estórias da História que permanecem encrostadas nas pedras muralhadas. Restos de um passado de glória, os nossos Castelos falam à nossa alma e coração.

Património Museológico
Património Museológico

A cultura portuguesa é uma das mais ricas do mundo. A beleza, tanto dos centros urbanos quanto das encantadoras vilas do país, é retratada em centenas de espaços museológicos que existem em Portugal. Uns mais expositivos, outros mais interativos, os Museus e os objetos que contem, revelam histórias, recordam momentos e desempenham um papel essencial na proteção, preservação e transmissão do património, incentivando a participação da sociedade civil.

Património Paisagistico
Património Paisagístico

Num pequeno território, Portugal concentra paisagens e espécies tão variadas que fazem de qualquer viagem, por mais pequena que seja, um prazer de descoberta. Para apreciar todo o encanto da Natureza, existem experiências com mais emoção e adrenalina e sugestões mais tranquilas, como os passeios a pé e a cavalo e os passeios de barco para desfrutar de lugares fascinantes. E será inevitável uma visita às ilhas da Madeira e dos Açores, oásis de calma e tranquilidade em pleno Atlântico, com vegetação luxuriante e outras tantas riquezas e belezas naturais.

Património Gastronómico
Património Gastronómico

A cozinha é uma linguagem para contar histórias, mas também, e sobretudo, uma arte de sedução.

Por se tratar de um património transmitido de geração em geração, baseado em tradições orais, ligadas à história e à cultura e assente em práticas sociais das comunidades, desperta um verdadeiro sentimento de identidade. Portugal é considerado um dos melhores destinos do Mundo que tem nas suas tradições gastronómicas, com grande destaque para os seus vinhos, um valor inestimável que tem contribuído para a valorização da oferta turística do país.

Património Artesanal
Património Artesanal

O Artesanato é uma das formas mais ricas de expressão da cultura e da arte de um povo, pelo seu caráter autêntico e pela sua dimensão expressiva identitária. É a representação da sua história e da sua comunidade, bem como a transmissão desse legado às gerações futuras, sendo relevante a sua divulgação e preservação. Existe assim uma variedade de práticas artesanais que revelam uma autêntica rede viva do “Saber-Fazer” que manifesta a identidade do território e a memória artesanal e cultural do País.

Usos costumes tradições
Usos. Costumes. Tradições

A História de Portugal encontra-se espalhada em cada vila, em cada aldeia, em cada cidade, em cada voz. Histórias que passaram de “boca em boca” e fazem fervilhar o imenso imaginário deste país à beira mar plantado. A hospitalidade e a autenticidade conferidos pelas tradições, usos e costumes assumem-se claramente como fator de identidade cultural e são caraterísticas determinantes na intenção de revisitar e de recomendar Portugal como destino turístico.

Festas . Romarias. Procissões-min
Festas. Romarias. Procissões

Pelas várias regiões do nosso país, as Festas, Romarias e Procissões revelam um colorido, uma alegria e beleza peculiares e únicas, constituindo um cartaz turístico-cultural admirável. São estas celebrações que projetam as imagens que as comunidades elaboram acerca de si e que remetem para a memória e para a identidade. Não há ninguém que fique indiferente a estas manifestações eruditas e profanas de celebração da vida, de consagração do espírito de festa e de harmonia com o mundo e a natureza.

Aldeias Históricas
Aldeias Históricas

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, existem 12 singelas aldeias que privilegiam o contacto com a natureza, com as populações e os modos de viver rurais, com as delícias gastronómicas e o artesanato regional. As Aldeias Históricas de Portugal são verdadeiros paraísos escondidos que proporcionam um turismo diferente e fascinante. É uma oportunidade única para desfrutar, não só de alojamento típico de Turismo de Aldeia, mas também de um ambiente sereno, aliando o contacto entre o Homem, a História e a Cultura, fruindo do país mais profundo e autêntico.

Casas com Memória
Casas com Memória

Podem ser lugares reclusos, inspiradores, situados ou afastados do corrupio das cidades. Nestas Fundações e Casas com Memória preserva-se a memória de grandes escritores, artistas e vultos que deixaram a sua marca na cultura portuguesa. As particularidades dos espaços, as vivências e os episódios narrados e a história das peças são o mote para a realização de visitas intimistas com grande interesse pedagógico e cultural. Fica o convite para descobrir que palavras e “estórias” se escondem por detrás destas paredes.

Pousadas de Portugal
Pousadas de Portugal

De Norte a Sul de Portugal, existem Pousadas deslumbrantes, nascidas em edifícios históricos, que apelam aos sentidos e são autênticos bálsamos para a alma. Cada pousada é singular e recupera a essência e o mistério de cada espaço. Seja Histórica, de Design, de Natureza ou de Charme, as opções são diversas, admiráveis e os olhos enamoram-se pela paisagem envolvente. Lugares com mistérios e segredos para desvendar, as Pousadas de Portugal oferecem um fascinante conhecimento da História e Cultura Portuguesa.