DE PORTUGAL PARA O MUNDO

O Palco de Eventos e Estórias para contar…

Portugal é um país que goza de uma atmosfera encantadora que combina de forma inigualável uma gloriosa História, Cultura e Património, rica em Tradição e Modernidade que inspira e cativa visitantes de todo o mundo.

Esta combinação realça as características que definem Portugal como destino de excelência para promover e receber eventos nacionais e internacionais.

A cidade de Lisboa com o sol quase sempre presente e beleza singular recebe os seus visitantes de forma hospitaleira, simpática e acolhedora.

Rica em monumentos, bairros típicos e casas de Fado, colinas e miradouros, cultura e lazer, Lisboa combina o seu charme histórico com um toque moderno, oferecendo roteiros únicos e experiências memoráveis aos visitantes.

Conhecida como uma capital multicultural, Lisboa foi Capital Europeia da Cultura em 1994 e, desde então, revelando um forte dinamismo criativo e cultural tem sido eleita como cidade de excelência para receber congressos, conferências e outros eventos a nível mundial.

Conhecer e viver Portugal é descobrir os traços da nossa identidade e criar o palco perfeito para os seus eventos aclamados além fronteiras.

MISSÃO PERMANENTE DE PORTUGAL JUNTO DO CONSELHO DA EUROPA

O Conselho da Europa (CdE) é uma organização intergovernamental dedicada à promoção dos valores democráticos e dos direitos humanos, fundada a 5 de maio de 1949. É a principal instituição de defesa e promoção dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito na Europa, e inclui hoje 46 Estados-Membros, 27 dos quais são membros da União Europeia. O CdE conferiu ainda o Estatuto de Observador ao Canadá, ao Japão, ao México, à Santa Sé e aos Estados Unidos da América.

Em 2024, o Conselho da Europa celebrou o 75.º aniversário da sua fundação.

Ocasião ideal para recordar o impacto positivo que a organização teve e continua a ter na garantia dos direitos dos cidadãos, dando forte impulso para a proteção dos direitos humanos, da democracia e do estado de direito, os três princípios basilares que norteiam a acção do Conselho da Europa.

A efeméride foi marcada pela realização de um conjunto de eventos e iniciativas, em Estrasburgo e nos 46 Estados-membros do Conselho da Europa.

Mercado de Natal em apoio das Crianças da Ucrânia

Conselho da Europa – Estrasburgo

– 4 dezembro 2024 –

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”

Fernando Pessoa

A Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa associou-se pelo terceiro ano consecutivo ao Evento Solidário Bazar de Natal em apoio das vítimas da guerra da Ucrânia, realizado no dia 4 de Dezembro 2024, no Palais do Conselho da Europa. A iniciativa congrega ainda 25 Missões Permanentes em Estrasburgo, assim como o Conselho da Europa, por via da “Amicale”.

A receita obtida com a venda dos produtos foi doado à ONG ucraniana, “Children of Europe“, que presta apoio psicológico às crianças órfãs em consequência da agressão ilegal e guerra de grande escala da Federação Russa contra a Ucrânia e à “Emile Foundation”, organização que dá apoio às crianças ucranianas retornadas da Rússia que foram vítimas de deportação para a Rússia.

A Missão de Portugal contou com a colaboração da Designer Inês Queirós, do Porto, na elaboração do cartaz para o evento e com o inestimável apoio e generosidade de patrocinadores, como a empresa “Milésimes & Gourmandises”, de Lyon, a Câmara Municipal de São João da Madeira, a empresa Corticeira Amorim, a Arte do Povo, de Braga e a marca PORTUGAL – Alma e Coração, de Sintra.

Registamos assim o honroso e amável convite que foi dirigido à marca portuguesa PORTUGAL – Alma e Coração para participar neste Evento Solidário de Natal, tendo enviado diversos artigos de Artesanato e Artes decorativas, representativos da região de Sintra, tendo ofertado ainda outros produtos regionais portugueses, contribuindo para divulgar a história, a cultura e a arte portuguesa, junto do público visitante e das diversas Missões presentes no Conselho da Europa em Estrasburgo.

O NATAL não é um momento, nem uma estação, mas sim um sentimento que deve ser cultivado todos os dias do ano. O amor pelo outro, a empatia e a compaixão são o caminho para a paz no Mundo. Esse será sempre o verdadeiro espírito de Natal!

               Encontre a Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa

no website: https://cde.missaoportugal.mne.gov.pt/pt/

no Instagram https://www.instagram.com/coe_portugal/

no Twitter https://twitter.com/PortugalCoE

O Annual International (Bio)Medical Students (AIMS) Meeting, é um congresso internacional anual, promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), destinado a estudantes pré-graduados na área das Ciências Biomédicas.

Este evento, que se realiza desde 2009, reúne anualmente cerca de 30 estudantes da Faculdade de Medicina, constituindo uma Comissão Organizadora empenhada na preparação e realização do maior Congresso Biomédico organizado por estudantes de Medicina na Europa e que reúne os grandes nomes da Medicina e da Ciência, desde médicos de renome internacional a cientistas galardoados com o tão estimado Prémio Nobel.

A 4ª edição do AIMS Meeting que decorreu de 16 a 19 de abril 2024, ofereceu um programa científico abrangente, que incluiu diversas palestras, debates, workshops, competições científicas e uma inovadora competição de startups, tendo em vista uma imersão profunda no mundo da biomedicina.

Para além do rico programa científico, o AIMS Meeting que valoriza também as dimensões sociais e culturais do ser humano, inclui ainda um programa sociocultural enriquecedor o qual contribui para a abertura de horizontes que este projeto tanto ambiciona.

Foi neste contexto que o AIMS Meeting estabeleceu uma profícua parceria com a marca PORTUGAL – Alma e Coração, ao reconhecer a qualidade dos serviços e produtos e a forma como a marca representa a excelência do empreendedorismo português.

Ao presentear os ilustres oradores, moderadores, formadores e convidados, com artigos e produtos representativos da região de Sintra, o Congresso proporcionou uma oportunidade única de conhecimento de projetos e iniciativas de âmbito histórico-cultural e artesanal, envolvendo uma audiência jovem, diversificada e dinâmica, divulgando junto dos mesmos a criatividade e versatilidade dos artesãos e artistas portugueses.

Adicionalmente, a marca PORTUGAL – Alma e Coração contribuiu para divulgar junto da comunidade médica um projeto de responsabilidade social e de interesse cultural e artístico, proporcionando aos participantes uma experiência rica, viva e completa da cidade de Lisboa e de todas as maravilhas que Portugal tem para oferecer.

Parcerias Institucionais

LISBOA É SEMPRE SINÓNIMO DE DESCOBERTA

Parque das Nações

O Parque das Nações é o coração pulsante da Lisboa moderna, projectada para o futuro e uma das atrações turísticas mais famosas da capital e de Portugal.

A Exposição Internacional de Lisboa de 1998 foi um momento histórico, tanto para a cidade como para o país. Sob o tema “Os Oceanos, Um Património Para o Futuro”, a EXPO’98 inaugurada no dia 22 de Maio e encerrada em 30 de setembro de 1998 teve como mote os 500 anos da descoberta do caminho marítimo da Índia por Vasco da Gama, em 1498 e dotou a cidade com um novo rosto para descobrir.

Foi possível admirar vários pavilhões temáticos: Pavilhão de Portugal, da Utopia, do Futuro, do Conhecimento dos Mares e o Oceanário, e ainda pavilhões nacionais. Estiveram presentes 146 países.

A mais internacional das exposições mundiais revelou-se um enorme sucesso, colocando a cidade de Lisboa no centro das atenções. Considerada a melhor de sempre pelo Bureaus Internacional des Expositions, a EXPO 98 afirmou Portugal no espaço internacional

com reconhecidos benefícios para a atividade turística e económica, mostrando o talento português para planear e concretizar grandes projetos e eventos, numa perspectiva de futuro. Esta zona que é agora um local de referência da cidade de Lisboa, passou a ser um dos bairros mais modernos e atraentes da cidade, reunindo áreas comerciais, culturais, turísticas e de lazer, atraindo empresas e instituições, com uma vista privilegiada sobre o Tejo. Visitar e conhecer o Parque das Nações é, desde então, uma experiência enriquecedora e convidativa para concretizar o seu evento, contar a sua estória e realizar uma viagem muito especial…

TERRITÓRIO DE ENCONTRO DE CULTURAS E CIDADANIAS

Cultura ~ Motor da Promoção Urbana e Cidadania

O que é uma CIDADE? Um território natural e construído. Um palco de interação entre indivíduos. Um espaço de mediação entre os homens e a sua cultura. Um campo de representações e valores. O território, a sociedade e as artes são aspetos fundamentais na construção e evolução de uma cidade no passado, no presente e no futuro.

Cidade que cresceu virada para o rio Tejo há mais de cem mil anos, Lisboa revela-se um lugar de encontro de culturas, território diverso e plural, espaço de conviências de cidadanias. Lisboa é, desde sempre, uma cidade multiétnica e multilinguística. Esta multiculturalidade reflecte-se no património arquitectónico, artístico e urbanístico da cidade, bem como nas memórias e histórias a ele associadas.

A “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais” é uma rede internacional de 38 cidades, criada por iniciativa da cidade de Londres. Em comum, estas cidades – de vários pontos do mundo e muitas de grandes dimensões, como Paris, Moscovo, Nova Iorque, Rio de Janeiro ou Tóquio – elegem a cultura como motor da promoção urbana e da cidadania, colocando-a no centro das políticas públicas e do planeamento da cidades. Trata-se da única plataforma à escala global que junta cidades, redes e organizações, para trabalharem juntas em políticas culturais locais e desenvolvimento sustentável.

A Cidade de Lisboa foi no ano de 2019 a anfitriã da cimeira promovida pela rede World Cities Culture e decorreu entre os dias 23 e 25 de Outubro. A “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais” juntou na capital cerca de 100 representantes das 38 maiores cidades do mundo, sob o mote “Cultura, Identidade e Igualdade nas Cidades”, que reconhecem o impacto e a importância da cultura e da criatividade e, enquanto grandes cidades, estão empenhadas nas políticas públicas e no planeamento da cidade.

Lisboa foi a cidade escolhida para acolher a “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais 2019”, com o objetivo de potenciar os benefícios da cultura na melhoria da qualidade de vida nas cidades.

A escolha da capital portuguesa fundamentou-se em 3 aspetos:

• posicionamento estratégico como uma capital aberta, uma cidade central e cosmopolita, com vocação internacional;
• património arquitetónico: Lisboa é considerada uma jóia arquitetónica, com uma reputação que incide, especialmente, na decoração azulejar e na calçada portuguesa;
• atratividade para investimento, especialmente para jovens empreendedores e criativos europeus que valorizam a acessibilidade, a tradição cultural e os seus encantos e especificidades.

Na cimeira de Lisboa foram discutidos, entre outros temas, a importância da cultura na construção de cidades abertas e tolerantes, o seu papel na abordagem aos desafios ambientais e nas estratégias de envolvimento e participação de novos públicos.

A World Cities Culture Summit decorreu em vários locais da cidade, desde teatros a bibliotecas, passando por outros espaços culturais, juntando líderes de cidades de vários pontos do globo.

Mercado de Natal em apoio das Crianças da Ucrânia

Conselho da Europa – Estrasburgo

4 dezembro 2024

Onde estiver, encontrará a Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa