
TERRITÓRIO DE ENCONTRO DE CULTURAS E CIDADANIAS
Cultura ~ Motor da Promoção Urbana e Cidadania
O que é uma CIDADE? Um território natural e construído. Um palco de interação entre indivíduos. Um espaço de mediação entre os homens e a sua cultura. Um campo de representações e valores. O território, a sociedade e as artes são aspetos fundamentais na construção e evolução de uma cidade no passado, no presente e no futuro.
Cidade que cresceu virada para o rio Tejo há mais de cem mil anos, Lisboa revela-se um lugar de encontro de culturas, território diverso e plural, espaço de convivências de cidadanias. Lisboa é, desde sempre, uma cidade multiétnica e multilinguística. Esta multiculturalidade reflecte-se no património arquitectónico, artístico e urbanístico da cidade, bem como nas memórias e histórias a ele associadas.
A “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais” é uma rede internacional de 38 cidades, criada por iniciativa da cidade de Londres. Em comum, estas cidades – de vários pontos do mundo e muitas de grandes dimensões, como Paris, Moscovo, Nova Iorque, Rio de Janeiro ou Tóquio – elegem a cultura como motor da promoção urbana e da cidadania, colocando-a no centro das políticas públicas e do planeamento da cidades. Trata-se da única plataforma à escala global que junta cidades, redes e organizações, para trabalharem juntas em políticas culturais locais e desenvolvimento sustentável.
A Cidade de Lisboa foi no ano de 2019 a anfitriã da cimeira promovida pela rede World Cities Culture e decorreu entre os dias 23 e 25 de Outubro. A “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais” juntou na capital cerca de 100 representantes das 38 maiores cidades do mundo, sob o mote “Cultura, Identidade e Igualdade nas Cidades”, que reconhecem o impacto e a importância da cultura e da criatividade e, enquanto grandes cidades, estão empenhadas nas políticas públicas e no planeamento da cidade.
Lisboa foi a cidade escolhida para acolher a “Cimeira Cultura de Cidades Mundiais 2019”, com o objetivo de potenciar os benefícios da cultura na melhoria da qualidade de vida nas cidades.
A escolha da capital portuguesa fundamentou-se em 3 aspetos:
• posicionamento estratégico como uma capital aberta, uma cidade central e cosmopolita, com vocação internacional;
• património arquitetónico: Lisboa é considerada uma jóia arquitetónica, com uma reputação que incide, especialmente, na decoração azulejar e na calçada portuguesa;
• atratividade para investimento, especialmente para jovens empreendedores e criativos europeus que valorizam a acessibilidade, a tradição cultural e os seus encantos e especificidades.
Na cimeira de Lisboa foram discutidos, entre outros temas, a importância da cultura na construção de cidades abertas e tolerantes, o seu papel na abordagem aos desafios ambientais e nas estratégias de envolvimento e participação de novos públicos.
A World Cities Culture Summit decorreu em vários locais da cidade, desde teatros a bibliotecas, passando por outros espaços culturais, juntando líderes de cidades de vários pontos do globo.