
José Saramago
Prémio Nobel de Literatura (1998)
Viagem a Portugal – 1981
“A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse: “Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.”
José Saramago
Prémio Nobel de Literatura (1998)
Viagem a Portugal – 1981
País mais antigo da Europa, com nove séculos de existência, Portugal orgulha-se de possuir uma fascinante herança histórica e cultural.
Vestígios pré-históricos e ruínas romanas trazem outros tempos até ao nosso tempo. Altivos castelos e fortalezas medievais lembram derrotas e glórias de outrora. Grandiosos conventos e igrejas guardam religiosamente as heranças do passado. Magníficos palácios e solares recordam belezas de outras épocas, numa inesgotável oferta de monumentos e museus.
Num cenário vivo e sempre surpreendente, sucedem-se ambiências das diversas épocas, numa coexistência harmoniosa e que espelham a “alma” portuguesa.
Daí que seja importante e desejável a transmissão e valorização das memórias, tradições e valores que os nossos antepassados nos legaram em herança.
Atividade complexa e fascinante que ganha novo incremento entre nós, o Turismo assume em Portugal uma dimensão que importa potenciar e valorizar.
Admite-se que para o Turismo, o património histórico, cultural e natural é tudo o que o identifica, diferencia e qualifica um país como destino turístico.
Consciente das riquezas e belezas que Portugal oferece, não só aos visitantes nacionais, mas também aos milhares de turistas que anualmente visitam o nosso país, são propostos aliciantes Roteiros que irão proporcionar vivências com história, cultura e criatividade.
Lembranças e brindes com o encanto artesanal de Ideias do Coração, são alguns dos atrativos oferecidos a todos os visitantes nacionais e turistas, participantes nas Viagens na Nossa Terra.
Pretende-se seduzir os portugueses a sair de casa, a passear e visitar, provar, experimentar e conhecer tanta riqueza e beleza que o país tem para oferecer. Abrir as portas ao visitantes e receber com o espírito generoso e acolhedor que carateriza Portugal.
PORTUGAL – Alma e Coração, como o próprio nome indica, é um convite para descobrir e conhecer Portugal, viajar pelo fantástico país que tanto nos orgulha. Desta forma, pretende-se promover e divulgar o Portugal autêntico e profundo junto dos residentes e dos estrangeiros que cada vez mais escolhem Portugal como destino de lazer, negócios e até para uma nova vida.
O convite fica sempre… parta à descoberta de terras, aromas, sabores, cores, paixão e inspiração.
Conheça a fascinante Alma e o delicado Coração de Portugal!
