
O concurso “Fotografia FNA” é um projeto iniciado em 1991 e desenvolvido no quadro da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA) que, desde 1977, anualmente se realiza durante a última semana de julho e a primeira de agosto.
A sua missão é a de promover e dignificar o artesanato enquanto herança cultural e identitária, através da dimensão estética da fotografia, como meio de fruição, expressão e arquivo do património cultural.
Pretende-se implicar um maior número de fotógrafos a nível nacional, incentivar um maior envolvimento e cumplicidade entre artesãos e fotógrafos e permitir um registo mais abrangente do artesanato nacional.
Amor e Tradição…num Gesto do Coração
QUANDO A FOTOGRAFIA SE FAZ ARTE
“O fotógrafo tem a mesma missão do poeta: eternizar o momento que se passa”
Mário Quintana
Fotografar é imortalizar um momento único ao qual não se poderá mais voltar, senão por meio daquele registo. A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para alguém ou um objeto constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história.
A participação do projeto Ideias do Coração, no Concurso de “Fotografia FNA 2019” da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde procurou justamente contar duas histórias que nem sempre é possível contar em palavras, mas sim em imagens que nos remete para o encanto da criação artesanal.
Conheça os dois portfólios – cores e p/b – cada um constituído por 10 fotografias legendadas.